Este Plano de Aula é o resultado do
Trabalho Colaborativo dos Cursistas do Grupo 4 de Matemática no Curso Melhor
Gestão, Melhor Ensino da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
PLANO DE AULA GRUPO 4
Tema: Teorema de
Pitágoras
Turma: 9º Ano de Ensino
Fundamental II
Duração: Seis aulas de
50 minutos (1 semana)
Justificativa:
O
Teorema de Pitágoras possui inúmeras aplicações nas diversas atuações do
cotidiano como medições de terra, construções, etc. Ele é uma importante
ferramenta na área da Geometria, e, é atribuído ao filósofo grego Pitágoras de
Samos, fundador da escola pitagórica, voltada para estudos matemáticos
relacionados à natureza, onde ele procurava explicar tudo através dos números.
Esse conteúdo ao longo do tempo tem sido abordado pelos profissionais como
simples memorização de fórmulas e aplicações mecânicas, sem promover no aluno
uma aprendizagem significativa, tornando o assunto desmotivador, pois o aluno
não é capaz de usá-lo quando lhe é solicitado em assuntos em que é necessário seu
conhecimento como pré-requisito. Sendo assim, esse plano com enfoque
construtivista oferecerá ao aluno inclusão digital e a oportunidade de torna-se
parceiro ativo na construção do seu conhecimento, promovendo um contexto
estimulador e desafiante para a formação do pensamento do ser humano e de sua
capacidade de cooperação.
Conteúdos:
História da
Matemática (Biografia de Pitágoras);
Potenciação de
números naturais;
Raiz quadrada exata
ou não exata dos números inteiros;
Triângulo Retângulo;
Áreas das principais
figuras geométricas;
Aplicação do Teorema
de Pitágoras através da resolução de problemas.
Objetivos Gerais:
Conhecer a história do filósofo
Pitágoras e seu famoso teorema;
Fazer com que os alunos aprendam a
trabalhar com Teorema de Pitágoras, construindo, compreendendo os conceitos e
aplicando suas propriedades;
Desenvolver habilidades em resolver
problemas de diferentes contextos que envolvam relações métricas no triângulo
retângulo.
Objetivos
Específicos:
Conhecer um pouco da história de
Pitágoras e do teorema que leva seu nome, bem como algumas de suas aplicações;
Compreender o teorema e argumentações
que provam sua validade;
Conhecer o triângulo, seus catetos e
hipotenusa, visualizando na prática a relação existente entre eles;
Produzir material concreto que demonstre
o teorema de Pitágoras;
Aplicar o Teorema de Pitágoras em
situações cotidianas;
Gravar em vídeo a apresentação dos
trabalhos com o uso do celular ou câmera digital;
Promover atividades de inclusão digital
web 3.0 pontuando as postagens de comentários no blog da escola e na página da
postagem do vídeo no site YouTube;
Aplicar o Teorema de Pitágoras na
resolução de problemas em diversos contextos.
Metodologia:
Para que os alunos possam entender o
quanto os triângulos são utilizados no cotidiano e também conhecer o teorema de
Pitágoras, eles assistirão na sala de aula com o recurso Data-Show, o vídeo
produzido pela TV Escola, “O Barato de Pitágoras”. Depois de receberem as
orientações, através de aula expositiva, os alunos farão em grupo o layout do material
pedagógico que será confeccionado (eles utilizarão cartelas grandes de ovos,
por exemplo) e o vídeo por eles no contra turno provando o Teorema de Pitágoras,
através da exibição do vídeo na Sala do Acessa Escola, (Novo Telecurso) 19 - “O
Teorema de Pitágoras”.
Os vídeos depois de aprovados serão
enviados para o site do YouTube e posteriormente serão incorporados no blog.
Ao acessarem o blog e a página do
YouTube, os alunos deixarão seus comentários na postagem.
Os alunos resolverão questões
contextualizadas que envolvem triângulos retângulos e que podem ser resolvidas
utilizando-se o Teorema de Pitágoras.
Recursos Materiais e Tecnológicos:
Caderno do professor e do aluno, régua,
esquadro, papel quadriculado e/ou milimetrado, cartolina, papel cartão
colorido, vídeos, livros, softwares educacionais como o GeoGebra, data show ,Sala
do Acessa Escola (Computador/Internet),
Câmera Digital.
Avaliação:
Neste processo os alunos serão
avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho nas atividades, aos
conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia
utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos
conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e
competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da
matemática.
Proposta de
Recuperação:
Diagnosticada as habilidades não
atingidas, utilizar atividades diversificadas para alcançar as habilidades não
desenvolvidas pelo aluno, que deverá se dar com a retomada do conteúdo,
utilizando estratégias diversificadas recursos audiovisuais, lista de
exercícios, atendimento individual com a ajuda da professora, ou do professor
auxiliar.
Sites e Bibliografia de Apoio:
Vídeo: O barato de
Pitágoras: http://www.youtube.com/watch?v=tKRjJFaKlf4
Vídeo: (Novo
Telecurso) 19 - O Teorema de Pitágoras: http://www.youtube.com/watch?v=dqJ8Bzk1OtI
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