Plano Coletivo

Este Plano de Aula é o resultado do Trabalho Colaborativo dos Cursistas do Grupo 4 de Matemática no Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

PLANO DE AULA GRUPO 4

Tema: Teorema de Pitágoras
Turma: 9º Ano de Ensino Fundamental II
Duração: Seis aulas de 50 minutos (1 semana)

Justificativa:
O Teorema de Pitágoras possui inúmeras aplicações nas diversas atuações do cotidiano como medições de terra, construções, etc. Ele é uma importante ferramenta na área da Geometria, e, é atribuído ao filósofo grego Pitágoras de Samos, fundador da escola pitagórica, voltada para estudos matemáticos relacionados à natureza, onde ele procurava explicar tudo através dos números. Esse conteúdo ao longo do tempo tem sido abordado pelos profissionais como simples memorização de fórmulas e aplicações mecânicas, sem promover no aluno uma aprendizagem significativa, tornando o assunto desmotivador, pois o aluno não é capaz de usá-lo quando lhe é solicitado em assuntos em que é necessário seu conhecimento como pré-requisito. Sendo assim, esse plano com enfoque construtivista oferecerá ao aluno inclusão digital e a oportunidade de torna-se parceiro ativo na construção do seu conhecimento, promovendo um contexto estimulador e desafiante para a formação do pensamento do ser humano e de sua capacidade de cooperação.

Conteúdos:
História da Matemática (Biografia de Pitágoras);
Potenciação de números naturais;
Raiz quadrada exata ou não exata dos números inteiros;
Triângulo Retângulo;
Áreas das principais figuras geométricas;
Aplicação do Teorema de Pitágoras através da resolução de problemas.

Objetivos Gerais:
Conhecer a história do filósofo Pitágoras e seu famoso teorema;
Fazer com que os alunos aprendam a trabalhar com Teorema de Pitágoras, construindo, compreendendo os conceitos e aplicando suas propriedades;
Desenvolver habilidades em resolver problemas de diferentes contextos que envolvam relações métricas no triângulo retângulo.

Objetivos Específicos:
Conhecer um pouco da história de Pitágoras e do teorema que leva seu nome, bem como algumas de suas aplicações;
Compreender o teorema e argumentações que provam sua validade;
Conhecer o triângulo, seus catetos e hipotenusa, visualizando na prática a relação existente entre eles;
Produzir material concreto que demonstre o teorema de Pitágoras;
Aplicar o Teorema de Pitágoras em situações cotidianas;
Gravar em vídeo a apresentação dos trabalhos com o uso do celular ou câmera digital;
Promover atividades de inclusão digital web 3.0 pontuando as postagens de comentários no blog da escola e na página da postagem do vídeo no site YouTube;
Aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de problemas em diversos contextos.

Metodologia:
Para que os alunos possam entender o quanto os triângulos são utilizados no cotidiano e também conhecer o teorema de Pitágoras, eles assistirão na sala de aula com o recurso Data-Show, o vídeo produzido pela TV Escola, “O Barato de Pitágoras”. Depois de receberem as orientações, através de aula expositiva,  os alunos farão em grupo o layout do material pedagógico que será confeccionado (eles utilizarão cartelas grandes de ovos, por exemplo) e o vídeo por eles no contra turno provando o Teorema de Pitágoras, através da exibição do vídeo na Sala do Acessa Escola, (Novo Telecurso) 19 - “O Teorema de Pitágoras”.
Os vídeos depois de aprovados serão enviados para o site do YouTube e posteriormente serão incorporados no blog.
Ao acessarem o blog e a página do YouTube, os alunos deixarão seus comentários na postagem.
Os alunos resolverão questões contextualizadas que envolvem triângulos retângulos e que podem ser resolvidas utilizando-se o Teorema de Pitágoras.

Recursos Materiais e Tecnológicos:
Caderno do professor e do aluno, régua, esquadro, papel quadriculado e/ou milimetrado, cartolina, papel cartão colorido, vídeos, livros, softwares educacionais como o GeoGebra, data show ,Sala do Acessa Escola (Computador/Internet), Câmera Digital.

Avaliação:
Neste processo os alunos serão avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.

Proposta de Recuperação:
Diagnosticada as habilidades não atingidas, utilizar atividades diversificadas para alcançar as habilidades não desenvolvidas pelo aluno, que deverá se dar com a retomada do conteúdo, utilizando estratégias diversificadas recursos audiovisuais, lista de exercícios, atendimento individual com a ajuda da professora, ou do professor auxiliar.

Sites e Bibliografia de Apoio:
Vídeo: O barato de Pitágoras: http://www.youtube.com/watch?v=tKRjJFaKlf4
Vídeo: (Novo Telecurso) 19 - O Teorema de Pitágoras: http://www.youtube.com/watch?v=dqJ8Bzk1OtI
Música: Teorema de Pitágoras: http://www.youtube.com/watch?v=qjvy2jcbv8w

Postado por Michelle Sarchis 17/06 às 23:30



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